Conheça 4 dicas indispensáveis para escalar as vendas

A estagnação sufoca o progresso. Essa verdade é bem clara no atual mercado empresarial — no qual não há lugar para instituições que engessaram os seus processos internos, e com isso, pararam de escalar as vendas. Você sabe como evitar essa situação?

Uma das maneiras de impedir que a sua empresa fique parada no tempo envolve escalar as vendas. Você sabe o que significa esse processo? Entende como fazê-lo eficazmente? Então, acompanhe nosso artigo!

escalar as vendas

Por que escalar o processo de vendas?

Muitas organizações passam por um período de crescimento e adaptação na área comercial em que atuam. No entanto, quando se consolidam no mercado, parecem se acomodar e não tentam expandir seus resultados. Entretanto, nessa fase mais tranquila, a instituição precisa focar em estratégias que visam aumentar os seus lucros.

Para isso, é necessário que a empresa invista no setor de vendas, pois ele é o responsável direto pela entrada dos ganhos financeiros. A seguir, daremos 4 dicas de como a sua companhia pode aumentar a produtividade dessa área. Confira!

Como planejar a escalabilidade das vendas?

1. Siga uma metodologia

Para iniciar o processo de escalar as vendas é preciso escolher a metodologia que será usada. Assim, a empresa direciona os esforços da equipe de vendedores. Atualmente, existem várias metodologias, como:

  • venda consultiva;
  • venda por desafio;
  • venda conceitual;
  • spin selling;
  • snap selling;
  • inbound;
  • inside sales.

É possível unir as técnicas de várias dessas metodologias. O inbound — conceito usado para atrair e converter clientes por meio do marketing de conteúdo —, por exemplo, pode ser utilizado em conjunto com o inside sales, que envolve vender um produto ou serviço para um cliente por meios virtuais.

2. Diversifique os canais de vendas

Em virtude da tecnologia, as pessoas estão utilizando várias formas de interagir com as empresas. Para escalar as vendas, as organizações precisam estar presentes nesses canais. Vejamos alguns deles:

Telefonia

O tradicional telefone ainda é um meio muito eficiente de entrar em contato com os clientes e fechar uma venda. Afinal, ainda há muitas pessoas que preferem esse tipo de interação. Quando a empresa implanta um sistema PABX inteligente (plataforma virtual), toda a rede de telefonia fica otimizada e eleva a qualidade do atendimento.

Internet

A rede mundial de computadores é um terreno fértil para vendas. Por isso, o marketing digital tem sido uma das estratégias mais utilizadas pelas instituições. Com a ajuda de ferramentas  como o Google Adwords e Facebook Ads  e técnicas de SEO (Search Engine Optimization), as empresas conseguem chamar a atenção dos consumidores online para seus blogs e sites, e assim, iniciá-los no processo de vendas.

Redes sociais

O número de usuários das rede sociais é espantoso. De olho nesse público, as instituições estão apostando no marketing nessas mídias. Nesse processo, as organizações monitoram as ações dos clientes, enviam conteúdos relevantes e interagem com eles. Esse relacionamento resulta no aumento das vendas e na fidelização dos consumidores.

3. Conte com profissionais treinados

Outro aspecto importante para escalar vendas é realizar o treinamento do time interno. Fazendo isso, a empresa ensina o modo correto de realizar serviços, deixa os colaboradores a par das estratégias do negócio e explica como usar ferramentas inovadoras.

Esse treinamento pode ser feito por meio de:

  • reuniões;
  • aulas presenciais e virtuais;
  • palestras;
  • workshops;
  • encontros corporativos;
  • happy hours;
  • coaching e mentoring.

4. Invista na redução do ciclo

Fazer a redução do ciclo é essencial para aumentar as vendas da empresa. Afinal, em uma instituição na qual o ciclo de vendas encolhe, por exemplo, de um mês para quinze dias, a receita financeira dobra e a produtividade do time interno também

Para isso, é importante adotar a técnica GPTC (sigla em inglês para Objetivo, Planejamento, Desafio e Expectativa de tempo).  Esse conceito tem dado muitos resultados positivos.

De fato, aumentar as vendas não é algo que acontece do dia para a noite. No entanto, com estratégias bem definidas é possível alcançar essa meta.

Gostou de entender como escalar as vendas da empresa? Quer continuar lendo textos relevantes? Então aproveite e confira o nosso artigo sobre como montar uma equipe de vendas de alta performance

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