Tudo o que você precisa saber sobre o atendimento omnichannel

Um dos grandes desafios das empresas modernas é relacionar-se bem com os seus clientes e fazer a equipe de atendimento trabalhar com felicidade e ser produtiva. Muitas instituições têm conseguido isso por meio do atendimento omnichannel.

A sua empresa já usa esse conceito? Você conhece os benefícios que ele pode trazer para o relacionamento com a sua clientela? No artigo de hoje, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

atendimento omnichannel

Como o atendimento ao cliente tem evoluído?

Atualmente, vivemos em uma nova fase da experiência de consumo. Antes, o contato da empresa com o cliente se restringia ao ato de comprar um produto ou adquirir um serviço. Hoje, os consumidores querem interagir a todo instante com suas marcas favoritas.

Diante disso, o conceito SAC 2.0, que tem foco no contato com o cliente por meio de vários canais de comunicação, foi aperfeiçoado e tornou-se o SAC 3.0, ou o atendimento omnichannel.

Nesse novo sistema, as empresas usam a tecnologia de plataformas virtuais para entender melhor o seu consumidor. Desse modo, elas podem oferecer um atendimento mais personalizado e automatizado.

Com isso, o cliente consegue ter uma boa experiência de compra, não importa qual canal de comunicação esteja utilizando, e ainda garante um contato pessoal e exclusivo com a empresa.

Mas que outras melhorias o omnichannel traz? Isso é o que veremos a seguir.

Quais são os benefícios do atendimento omnichannel?

Análise do comportamento do consumidor

O que o público-alvo da empresa deseja? Essa pergunta fica na mente de todo gestor. Porém, com a ajuda do universo virtual, é mais fácil de descobrir detalhes sobre cada cliente.

Por exemplo, os usuários deixam rastros de comportamento nas interações que fazem através das redes sociais. Ou seja, toda vez que visualizam um vídeo, curtem ou reagem a alguma publicação ou clicam em uma imagem, eles revelam o tipo de conteúdo que interessa a eles.

Por sua vez, a empresa pode, por meio do sistema de atendimento omnichannel, interagir com esses usuários, de modo a humanizar o atendimento ao cliente

Histórico de compras

O atendimento omnichannel tem a funcionalidade de registrar automaticamente o histórico de compras e de relacionamento com o cliente. Esse aspecto pode influenciar positivamente o atendimento ao consumidor. Como assim?

Por exemplo, o atendente não oferecerá um produto ou serviço que o cliente já disse que não o interessa. Ou, ainda, o profissional de vendas poderá surpreender o consumidor apresentando um novo item baseado na preferência daquela pessoa.

Construção da campanha de publicidade

Outra vantagem do atendimento omnichannel é a possibilidade de cruzar informações de clientes, visando construir uma estratégia de marketing eficaz. Isso é possível por meio da definição de padrões de consumo.

Esse processo pode ser feito com o auxílio de um software CRM (Customer Relationship Management). Essa aplicação traça o perfil do público-alvo, possibilitando um processo de vendas mais eficiente, que conduza o cliente até o fim da jornada de compra.

Visibilidade

Com um bom atendimento, a empresa melhora a sua visibilidade e também a sua reputação. Afinal, clientes bem atendidos e que percebem a acessibilidade da empresa costumam espalhar bons comentários nas mídias sociais.

Essa é a propaganda mais eficiente, pois são pessoas sem vínculo empregatício com a instituição que estão evangelizando a marca. O resultado disso é o potencial de que novos consumidores queiram fazer negócios com a empresa.

Logo, é essencial que as organizações estejam presentes onde o seu público-alvo está. Dessa forma, elas terão um relacionamento mais próximo com os seus clientes.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu entender os benefícios do atendimento omnichannel para a sua empresa? Então, compartilhe essa informação com os seus contatos nas redes sociais!

Comments

comments