Aprenda com a Apple como encantar seus clientes

A satisfação dos clientes é um dos primeiros e mais importantes passos para que se consiga ter retornos significativos dentro de qualquer segmento.

Para quem já estudou algo relativo à área, sabe que são os clientes que seguram todo o aparato empresarial, e é importante para a manutenção do status da empresa.

Sem os clientes, dificilmente você consegue aumentar a sua margem de lucro ou expandir os seus negócios, e por isso é um ponto interessante de ser trabalhado.

Mas não se trata somente de tratar bem seus clientes, mas também de conseguir envolver todos eles em prol de um produto ou serviço de fato voltado para o que precisam.

A Apple tem muito a nos ensinar sobre  satisfação do cliente e vamos tomar como ensinamentos todos os seus passos.

Inicie com a experiência do usuário

A experiência do usuário diz respeito ao que ele projeta e como ele reage a novas funcionalidades, design e outros tantos e importantes indicadores.

Cada mudança deve ser feita pensando em qual experiência queremos proporcionar para o nosso cliente, é um trabalho que vai além de montar e de criar funcionalidades, mas também colocá-las em um contexto.

Os usuários são muito importantes nesse segmento, eles também poderão sugerir novas facilidades, afinal  são o ponto fundamental para o desenvolvimento de novas ferramentas.

Ouça seus clientes

Os clientes são a base para qualquer tipo de experiência e também o desenvolvimento de ferramentas ou de interação com o trabalho.

Constantemente, muitos enviam às empresas sugestões de melhorias, no produto ou no serviço, e ter esse tipo de feedback é uma excelente ideia. Afinal, ninguém melhor do que eles para conseguir indicar pontos que devam ser melhorados.

Por isso, um primeiro passo é se aproximar do seu cliente para colher essas informações que são de suma importância.

Foco no atendimento

Todos os clientes precisam ser ouvidos, independente do que eles trazem como reclamação ou sugestão, e para isso eles precisam de canais específicos de atendimento.

Outro ponto importante é também conseguir agilizar esse atendimento, para que não demore muito tempo na resolução de problemas simples.

Muitos clientes ficam insatisfeitos quando passam muito tempo em canais de atendimentos para obter informações básicas.

Aqui fica a dica: Quanto mais acessível e efetivo for o atendimento, menos dores de cabeça você enfrentará.

Faça sua equipe trabalhar com o NPS

O NPS (Net Promoter Score), criada por Fred Heichheld, é uma metodologia que serve para medir a lealdade dos clientes. Você consegue medir quais clientes são promotores e quais não, assim fica mais fácil traçar estratégias de conversão para mudar o cenário negativo.

Mas nesse ponto falamos especificamente de que os próprios funcionários sejam vetores dessas facilidades e possam apresentar o produto a outros clientes.

Trabalhar com a satisfação do cliente é um dos pontos que mais trazem retornos, não só financeiros mas também de fortalecimento da marca com os clientes.

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